terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O papel da Inclusão

AT 1 – O.T. – O papel da inclusão digital na gestão escolar Gostaria de começar a minha reflexão com a fala do autor Paulo Roberto Montanaro em seu texto Universalização das TIC “Atualmente constata-se uma expansão significativa de conteúdos produzidos de forma colaborativa e facilmente compartilhada, por meio de páginas Web, blogs e alimentadores RSS, além das redes sociais”. Refletindo sobre isso não podemos deixar de analisar o uso destas tecnologias dentro de nossas unidades escolares e o quanto não levarmos em conta essas tecnologias nos deixa distantes dos alunos e da realidade que nos cerca. Segundo Paulo Roberto Montanaro a questão, portanto, não é estar fora de um contexto histórico a ele e ao seu núcleo social, mas sim estar sendo excluído, pouco a pouco, de seu próprio universo, a menos que se adapte a ele rapidamente. Para Castells [...] difundir a Internet ou colocar mais computadores nas escolas, por si só, não constituem necessariamente grandes mudanças sociais. Isso depende de onde, por quem e para quê são usadas as tecnologias de comunicação e informação. O que nós sabemos é que esse paradigma tecnológico tem capacidades de performance superiores em relação aos anteriores sistemas tecnológicos. Mas para saber utilizá-lo no melhor do seu potencial, e de acordo com os projectos e as decisões de cada sociedade, precisamos de conhecer a dinâmica, os constrangimentos e as possibilidades desta nova estrutura social que lhe está associada: a sociedade em rede. (CASTELLS, 2005, p.19) Na escola em que atuo temos duas (2) salas de informática, equipadas com computadores do tipo desktop: uma com 15 (quinze) computadores e a outra com 17 (dezessete). Tem também os class mates (laptop) em número de 35 (trinta e cinco), 4 (quatro) notebooks, 1 (uma) lousa digital e 2 (dois) data shows. Contamos também com uma sala de AEE equipada com computadores e notebooks. Quando foi construído o primeiro PPP da unidade escolar, contemplou-se nele a inclusão digital, onde cada sala tem reservada uma aula semanal para o uso destas tecnologias e se necessário mais aulas é feito por agendamento. Os professores trabalham com os alunos produção textual, pesquisas, revisões textuais, jogos, montagens em power point e contam com a ajuda de estagiários que cursam faculdade de Análise de Sistemas para ajudar no uso dos aparelhos e também na manutenção dos mesmos Isso porque a equipe escolar entende o quanto é importante para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos o trabalho realizado com as tecnologias de informação, procura fazer uso de maneira consciente, levando o aluno a refletir sobre essas tecnologias e o modo de usá-las em seu dia a dia.

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